sábado, 1 de agosto de 2009

Natal na casa de minha avó

Em dezembro o calor era forte.Chovia à tarde mas logo esquentava novamente.Década de 50, eramos3 primos, mas como irmãos.Nascemos todos em 1950.Meu primo em março, eu em junho e minha prima em julho.A expectativa era grande.As aulas já haviam terminado, estavamos em férias.Preparativos com compra de presentes para o Natal.Nosso tio Walter, solteiro, fazia questão de presentear todos.Principalmente a gente.Minha avó montava um grande presépio na sala, e uma grande arvore de Natal, que ia até o teto...Os presentes eram guardados em baixo da toalha do presépio, bem antes da data.

Minha avó ia até o Genarino, italiano vizinho que vendia azeitonas, oregano, castanhas, todos importados.

Iamos até o Totói, caminhãozinho que vendia frutas da época, na esquina da Campos Sales.

Minha tia limpava e perfumava a casa,e temperava as carnes e o pernil, que depois seria assado na padaria da Sebastiana...Era muito grande para o forno.

Eu e meus primos ficavamos horas tentando adivinhar os presentes.

-Será que teremos bonecas?

-E trenzinho elétrico?, bola?

Dia 24-12- anoitecia, e o cheiro das gulodices invadia a casa.

Serviam bolinhos, fogazzas para passar o tempo e matar a fome.

Só a meia noite chegaria o Papai Noel. Cochilavamos no sofá, os adultos jogavam tômbola, e quando menos se esperava, tocava a campainha e um sininho.

Não sei porque nesse momento, a Tia Clarinha,sumia...

Corriamos para a sala, e os pacots estavam bem no meio dela.

Todos ganhavamos um pacote.

Nossas bonecas brilhavam, o trenzinho apitava, e íamos comer alegres e felizes...

Feliz Natal.

No dia seguinte, acordavamos abraçados com nossos brinquedos.Almoçavamos a macarronada,feita com tanto amor.O pernil tostadinho,e muitas gulodices.Não faltava o panetone...

Que delícia!Obrigada a todos...

4 comentários:

  1. REALMENTE, VIAJAR NO TEMPO SEMPRE NOS FAZ BEM, MUITO BOM PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Esse tempo foi muiiiito bom mesmo.Essas recordações me lembram a casa da minha mãe.Que tempo bom esse!!!Dá muitas saudades!!!!Bjsss.

    ResponderExcluir
  3. mami que lindo!!!!! estou até sentindo o cheiro de pernil assado!!!! estou admando ter uma mãe blogueira!!!!1 vá em frente! te amo!!!!

    ResponderExcluir
  4. OI Querida Ivete,
    Tô adorando suas recordações, aliás, nossas recordações com suas palavras.
    Nossa vida era simples, mas não sentíamos falta de nada.
    Agora vc me lembrou do jogo deo tômbolas, parece que ainda ouço a voz de meu pai, cantando pedras,
    "dois patinhos na lagoa" = 22, quaraquaca =44, etc..
    Os núimeros eram cantados numa mistura de espanhol e Italiano, nós as crianças marcávamos o número com feijão, era um divertimento, gritar tchinquina, rsrsrsr

    Beijos e continue com suas lembranças, elas nos fazem feliz.
    Nosso passado iluminando nosso presente
    Beijos

    ResponderExcluir